terça-feira, 13 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO FÍSICA

Alunos: Igor Marinho
            Gamaliel Tavares


Ginástica Laboral

O que é Ginástica Laboral e quais os seus benefícios?
A Ginástica Laboral analisa a importância da reeducação postural, alívio do estresse e método de Ginástica laboral no local de trabalho com finalidade de valorizar a prática das atividades física como instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Trata-se de um conjunto de práticas elaboradas a partir da atividade profissional exercida. A técnica procura compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando e as tonificando. O programa de ginástica laboral consiste em práticas diárias elaboradas a partir da atividade profissional exercida.

Histórico

Sobre a Ginástica Laboral a primeira notícia que se encontra é uma pequena brochura editada na POLÔNIA em 1925, onde foi chamada também de Ginástica de Pausa, era destinada a operários e alguns anos depois surgiu na Holanda e Rússia.
No Brasil o esforço pioneiro residiu numa proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas.

Justificativa

Apesar da inclusão de novos nomes na lista das doenças ocupacionais, divulgada pelo Ministério da Previdência e Ação Social, as principais moléstias responsáveis pelo afastamento precoce de pessoas do mercado de trabalho continuam sendo as LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (LER)
Diagnóstico

O trabalho excessivo, postura inadequada, repetições constantes do mesmo movimento e condições crítica de materiais, equipamentos e instalações da empresa, desencadeiam grandes tensões no corpo, que originam grandes males que são responsáveis pelo afastamento ou até invalidez permanente do profissional. 
Avaliação

Visando uma melhora da qualidade de vida dos funcionários são realizadas as seguintes avaliações antes da prática das atividades de Ginástica Laboral, desta maneira pode-se levantar o perfil dos funcionários, sendo que cada funcionário recebe seu resultado das avaliações e a empresa recebe a avaliação individual e total dos funcionários

Peso (em cm)

 Altura (em kg)

 IMC (Índice de Massa Corpórea)

Pressão arterial

Flexibilidade

Postural (através de fotografias)

Percentual de Gordura (através do adipômetro)

Após 03 meses serão realizadas nova bateria de avaliação com o intuito de ver a evolução do programa.



Programa

A atividades da Ginástica Laboral, são apropriadas aos trabalhadores brasileiros com a duração de 05 a 15 minutos diários ou três vezes na semana, que tem como objetivo prevenir a LER/DORT, visando melhorar o dia a dia do funcionário, diminuir os efeitos do estresse e lesões cumulativas no ambiente de trabalho.

Para envolver todos os grupos musculares do corpo, o programa de Ginástica Laboral pode ser desenvolvido em três fases:

Preparatória

Ginástica com duração de 10 à 20 minutos (o tempo utilizado depende da proposta com a Empresa) realizada antes do início da jornada de trabalho. Tem como objetivo principal preparar o funcionário para sua tarefa aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho. aumenta a circulação sangüínea à nível muscular melhorando a oxigenação dos músculos

Compensatória

Ginástica com duração de 10 à 20 minutos (o tempo utilizado depende da proposta com a Empresa), realizada durante a jornada de trabalho, interrompendo a monotonia operacional aproveitando pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos, e as posturas inadequadas nos postos operacionais.

Relaxamento

Ginástica com duração de 10 à 20 minutos (o tempo utilizado depende da proposta com a Empresa), ginástica baseada em exercícios de alongamento realizada após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático prevenindo as possíveis instalações de lesões.

O objetivo da Ginástica Laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:



Trabalham a reeducação postural,

Aliviam o estresse,

Diminuam o sedentarismo;

Aumentam o ânimo para o trabalho;

Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;

Aumentam a integração social;

Melhoram o desempenho profissional;

Diminuam as tensões acumuladas no trabalho;

Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Um comentário: